segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O CÉREBRO

O cérebro é composto por bilhões de neurônios que vão se interconectando em forma de redes a partir das catorze semanas de vida intra-uterina quando começa a formação do sistema nervoso do feto. Essas redes de neurônios vão sendo tecidas obedecendo às informações enviadas pelo ambiente, pela educação e pelas experiências que vivenciamos ao longo das nossas vidas. Tudo isso forma o “espírito”, que comanda todas as nossas ações através de impulsos eletroquímicos, enquanto tivermos energia em nossos corpos para fazer os neurônios funcionarem. Energia que nos é fornecida pelos alimentos que ingerimos, pela água que bebemos, pela luz do sol e até pelo ar que respiramos.
Cada pessoa pensa de uma maneira diferente, não existe duas pessoas no mundo que pense da mesma forma e é muito difícil, depois de amadurecidos, mudarmos nossas opiniões e convicções.
Nos recusarmos até a ler textos que contrariem nossas idéias.
Se alguém acha que o “espírito” ou “alma” é alguma coisa que vem de fora, vive em nosso corpo, comanda tudo que fazemos e, depois que morremos, comparece a um tribunal para prestar contas do que fez com o nosso corpo, ou que continua vivendo fora de nós esperando encarnar em outro corpo para continuar um hipotético processo de aperfeiçoamento, realmente isto é uma coisa que minhas redes neuroniais interpretam como pura fantasia.
Acredito que o "espírito" é uma manifestação do cérebro como a música é do instrumento. Sem instrumento não existe música. Sem cérebro não existe "espírito".
Isto não significa que eu esteja certo e todos os outros errados, significa apenas que meus neurônios foram interligados de forma diferente e interpretam as coisas de outra maneira.
Vejamos alguns exemplos que, para mim, são evidências de ligações defeituosas entre os neurônios:

- Poluir desnecessariamente o planeta.
- Gastar mais do que se ganha.
- Comer imoderadamente.
- Ser viciado em fumo, álcool, drogas alucinóginas, jogos de azar ou qualquer outra coisa que cause dependência física ou psíquica.
- Levar uma vida sedentária.
- Abstinência sexual voluntária prolongada.
- Assistir TV muitas horas por dia.
- Votar nulo ou em branco.
- Idolatrar artistas, atletas, políticos, etc (ninguém merece).
- Roubar ou furtar (exceto o furto famélico).
- Matar (exceto em legítima defesa).
- Torcer por futebol (ou qualquer esporte explorado comercialmente).
- Seguir qualquer religião (pagar dízimo nem se fala).
- Acreditar em horóscopo, leitura de mãos, tarot, búzios, etc.
- Ler “CARAS”, ‘QUEM” e similares.
- Colecionar “PLAYBOY” e similares.
- Assistir "BIG BROTHER".
- Acreditar que somos diferentes dos outros animais (vide FRITJOF CAPRA abaixo).

Recife, 20/09/07.

HOMEM, CHIMPANZÉ MELHORADO
FRITJOF CAPRA
In “AS CONEXÕES OCULTAS”

“A filosofia ocidental, na grande maioria das suas manifestações, sempre concebeu a capacidade de raciocinar como uma característica exclusivamente humana , o que nos distinguiria de todos os animais. Os estudos de comunicação com chimpanzés, demonstraram de maneiras dramáticas, a falácia dessa crença. Deixam claro que entre a vida cognitiva e emocional dos seres humanos, e a dos animais, só há uma diferença de grau; que a vida é um todo sem solução de continuidade, no qual as diferenças entre as espécies são gradativas e evolucionárias. Assim, a razão não é uma essência que nos separa dos outros animais; antes, coloca-nos no mesmo nível deles”.

MOLÉCULAS

“Cada uma das moléculas do nosso corpo já fez parte de outros corpos – vivos ou não – e fará parte de outros corpos no futuro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário