sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Religiosidade

1 – TEÍSTA "CONVICTO":

Probabilidade de 100% de que Deus existe.

“Eu não acredito, eu sei”.

-Sofre bastante, pois considerando-se imperfeito acha que, por mais caridade e por mais dolorosas as penitências que pague, nunca alcançará o paraíso.
Aproximadamente 5% da população mundial.

2 – TEÍSTA "DE FACTO":

Probabilidade muito alta, mas não chega a 100%.

“Não tenho como ter certeza, mas acredito fortemente em Deus e levo minha vida na pressuposição de que ele está lá”.

-Sofre fazendo esforços enormes para reprimir os impulsos. Faz caridade e paga penitências para compensar eventuais fraquezas. Acredita que, desta maneira, alcançará o paraíso.
Aprox.: 10% da pop. mundial.

3 – "TECNICAMENTE" AGNÓSTICO, mas com uma tendência ao teísmo:

Probabilidade maior que 50%, mas não muito alta.

“Tenho muitas incertezas, mas estou inclinado a acreditar em Deus”.

-Leva uma vida simples, sem muitos alegrias nem muitas tristezas. Diz-se religioso, mas não freqüenta regularmente qualquer igreja.
Aprox.: 20% da pop. mundial.

4 – AGNÓSTICO "COMPLETAMENTE IMPARCIAL":

Probabilidade exatamente igual a 50%.

“A existência e a inexistência de Deus têm probabilidades exatamente iguais”.

-Joga dos dois lados; faz tudo que tem vontade num dia e no outro corre para o templo para se penitenciar pelos excessos cometidos.
Aprox.: 50% da pop. mundial.

5 – "TECNICAMENTE" AGNÓSTICO, mas com uma tendência ao ateísmo:

Probabilidade inferior a 50%, mas não muito baixa.

“Não sei se Deus existe, mas estou inclinado a não acreditar”.

-Pauta a vida obedecendo à sua consciência e às limitações impostas pela sociedade onde vive.
Aprox.: 8% da pop. mundial.

6 – ATEU "DE FACTO":

Probabilidade muito baixa, mas que não chega a zero.

“Não tenho como saber com certeza, mas acho que Deus é muito improvável e levo minha vida na pressuposição de que ele não está lá”.

-Hedonista ético. Goza os prazeres da vida sem nenhum drama de consciência. Sabe que, se for ético em todas as suas ações, nada tem a temer da justiça dos homens nem da divina, se existir.
Aprox.: 5% da pop. mundial.

7 – ATEU "CONVICTO":

Probabilidade zero.

“Sei que Deus não existe”.

-Não se deixa limitar por crenças religiosas, convenções sociais ou tabus. Segue as leis vigentes na época e no grupo social em que vive, confiando no bom senso e na lógica para enfrentar os desafios do dia a dia.
Aprox.: 2% da pop. mundial.

Baseado no livro “Deus, um delírio”, Ed. Companhia das Letras, 2007.
De RICHARD DAWKINS

Nenhum comentário:

Postar um comentário