sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Para que serve a religião?

Deus é uma criação do homem para simbolizar o desconhecido.
No passado remoto o sol, a lua, a chuva, o raio, o trovão etc, eram considerados deuses ou manifestações deles.
Hoje acredita-se que existe apenas um Deus que julgará todas as nossas ações quando morrermos.
Não sei quem inventou a religião para cultuar os deuses. A verdade é que, quem o fez, deve ter sido o primeiro sacerdote e, por intermédio dele, é que ficamos sabendo o que pensa Deus e o que espera de nós.
Para algumas religiões o julgamento divino é único e definitivo. Dependendo do que fizermos em nossas curtas vidas, vamos gozar ou sofrer eternamente.
Para outras teremos infinitas oportunidades de resgatarmos nossos erros através do sofrimento e das boas ações na Terra.
Como saber qual religião está certa, se existe alguma certa, e qual a que foi criada apenas para domesticar o povo ou para satisfazer a vaidade e o desejo de riqueza e poder do seu criador?
Diante de tantas manifestações religiosas, muitas conflitantes e inimigas entre si; diante de sacerdotes que pregam a submissão das mulheres e o sacrifício de vidas humanas para atingir o Paraíso; diante de representantes da religião que não praticam a palavra que pregam: entregando-se à corrupção, exploração econômica e sexual, pedofilia etc, como acreditar no que esses representantes falam?
Todos dizem que se baseiam em textos escritos por profetas em comunicação direta com Deus, há milhares de anos atrás. O que varia é a interpretação dada pelos homens a esses textos.
Portanto prefiro esperar por uma nova manifestação divina que venha dirimir todas as minhas dúvidas a acreditar em interpretações distorcidas para satisfazer os mais diferentes e escusos interesses.
Se padres, pastores, rabinos etc, querem salvar almas, que arrumem um emprego e preguem suas crenças nas horas de folga como fazem aqueles que se dedicam a trabalhos voluntários sem nenhuma remuneração. E não ficar pedindo dinheiro aos fiéis para construir e manter templos luxuosos, vivendo na ociosidade e retribuindo com obras assistenciais insignificantes diante do volume de recursos que arrecadam.
A igreja católica e outras religiões possuem emissoras de rádio e canais de televisão fazendo pregações 24 horas por dia.
Organizações de esquerda não conseguem concessões para operar canais de TV, mas organizações de direita e igrejas conseguem com a maior facilidade.
As igrejas arrecadam bilhões de reais por ano dos fiéis prometendo riqueza e felicidade na terra e no céu. Mostram "curas milagrosas", fazem exorcismo e pregações contra o aborto, o homossexualismo, o divórcio, etc.
Estou muito preocupado com a expansão das seitas religiosas no Brasil. Elas estão conseguindo eleger deputados e senadores. Tenho medo que eles se tornem maioria no congresso e modifiquem a constituição, revogando leis progressistas e aprovando leis retrógradas. Podem até querer substituir a Constituição pela Bíblia, como querem fazer nos países islâmicos e já acontece no Irã, por exemplo.
Acredito que a religião pode ajudar algumas pessoas que não conseguem assumir a responsabilidade pelo seu destino. Mas, para a humanidade como um todo, a religião trouxe mais males do que bem.
O mundo estaria bem melhor se a Filosofia estivesse ocupando o lugar da religião.
Ricardo.
Recife, 08/03/05.
Viva o Dia Internacional da Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário