terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Lula - Um destaque mundial

Publicado no Jornal do Comércio em 19.12.2009.
Caderno Internacional - Opinião
http://jc3.uol.com.br/jornal/2009/12/19/not_359450.php

Jodeval Duarte

Segundo o primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodrigues Zapatero, em comentário feito na edição do último domingo do jornal El País, o presidente Lula "é o homem que assombra o mundo". O comentário foi sobre o primeiro colocado na relação de 100 homens e mulheres ibero-americanos que marcaram 2009: Luiz Inácio Lula da Silva. Uma avaliação pouco comum de um governante sobre outro. É uma análise que vai além do circunstancial, que corresponde a uma opinião qualificada, de quem tem autoridade para emiti-la. Zapatero começa afirmando que Lula se converteu no líder da América Latina e uma referência para todos os políticos e esse é, também, um ponto de vista raro na apreciação de um dirigente de qualquer nação.

Essas considerações bastariam para dar a dimensão do prestígio que goza hoje o nosso presidente, mas o dirigente espanhol vai mais além e afirma que sente por Lula profunda admiração. Não é pouco, partindo do dirigente de um país com um Índice de Desenvolvimento Humano classificado como "muito elevado" e uma expectativa de vida superior a 80 anos. Ele traça o perfil do colega brasileiro como "sétimo dos oito filhos de um casal de agricultores analfabetos que viveram a fome e a miséria na zona mais pobre do Estado nordestino Pernambuco". E depois de ligeiro relato sobre a origem de Lula até a ditadura militar e sua liderança entre os trabalhadores, trata do sucesso alcançado pelo Brasil a partir do caminho aberto pelo seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso.

"Em apenas 16 anos - diz o presidente espanhol - o Brasil deixou de ser o país de um futuro que nunca chegava, para converter-se em uma formidável realidade, com um brilhante porvir e uma projeção global e regional cada vez mais relevante. Enfim, o mundo se dá conta de que o Brasil é mais que carnaval, futebol e praias. É um dos países emergentes que conta com uma democracia consolidada e está sendo chamado para desempenhar nas décadas seguintes uma crescente liderança política e econômica no mundo, tal como já vem fazendo na América Latina com notável acerto."

O resto do depoimento de Zapatero sobre Lula é o reconhecimento de um líder como raramente se vê em relação a qualquer outra nação, sequer da mais rica e mais poderosa do mundo, os Estado Unidos. Barack Obama, não recebeu tanta exaltação de outro dirigente quanto a que agora recebe Lula. Enaltecido como um capítulo extraordinário na história norte-americana, Obama hoje vê seu nome em processo acelerado de desgaste interno que quase sempre espelha o sentimento internacional. Lula é visto e saudado como o homem que foi capaz de unir a sociedade brasileira em torno de reformas fundamentais para o combate à desigualdade, à pobreza, a violência. A ele se atribui também o sucesso na conquista de confiança dos mercados financeiros mundiais, a capacidade de tornar o País solvente e de atrair investimentos diretos. Zapatero realça o trabalho de Lula para combater a fome e conclui: "O Brasil ocupará em breve um lugar no Conselho de Segurança da ONU, está a ponto de converter-se em uma potência energética e em 2014 abrigará a Copa. A última vez que nos vimos foi em Copenhague. Lula chorava de felicidade, como um menino grande, porque o Rio acabava de ser eleita cidade organizadora das Olimpíadas de 2016. A euforia que o tomava não o impediu de ter a sensibilidade para vir consolar-me porque Madri não havia sido eleita. A mim não surpreende que este homem assombre o mundo". Sem dúvida, um registro importante na biografia do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

» Jodeval Duarte é jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário