quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Desenvolvimento X Preservação

O progresso sem limites está destruindo o planeta.
Talvez o ideal fosse voltarmos ao tempo do descobrimento e andarmos nus em harmonia com a natureza.
Não estou querendo ser sarcástico, estou apenas tentando refletir até onde o progresso é um benefício para a humanidade e onde ele começa a ser prejudicial.
É inegável que temos uma qualidade de vida material superior à dos nossos antepassados, mas que preço estamos pagando por isso?
Não tenho a fé que outros têm em coisas transcendentais, eu me oriento pelo que vejo e pelo que apresenta evidências claras para mim.
Muitas coisas são superiores à minha capacidade de compreensão, então procuro seguir a opinião de pessoas que pesquisaram a fundo o assunto e apresentam conclusões que não contrariam o raciocínio lógico elementar.

É o caso do dilema "Desenvolvimento X Preservação".

Está mais do que provado que o desenvolvimento a qualquer custo não é benéfico, mas também freiar o desenvolvimento por causa de um ou outro dano ambiental talvez não seja um boa política também.

Vi no Jornal da BAND outro dia que a construção de uma estrada no Rio de Janeiro foi paralisada por 7 meses por ser a época de reprodução de uma espécie de sapo existente na região. Sapo que, quando adulto, tem o tamanho de 2cm e cabe na palma da mão. A abertura de dois túneis para duplicar uma rodovia no Paraná está paralisada há 5 anos por causa de uma colônia de papagaios existente na área e as explosões para abertura dos túneis iria perturbá-los. Outra rodovia em São Paulo está com as obras de construção paradas há 15 anos por causa de outra espécie de sapo.

Minha filha Renata, bióloga e engenheira ambiental concorda que os sapos são importantes, pois comem mosquitos e outros insetos e servem de alimento para as cobras. Sem os sapos nossas casas seriam invadidas por cobras, mosquitos e insetos. Mas ela acha que o governo poderia pagar biólogos para mudar os sapos e os papagaios de lugar sem prejudicar muito o andamento das obras.

Não adianta sacrificarmos o nosso desenvolvimento para poupar o meio ambiente enquanto o resto do mundo não faz o mesmo. Se não nos desenvolvermos e aumentarmos a nossa capacidade de defesa, em breve os outros países virão em busca de nossos recursos naturais, água, petróleo, madeira, etc. Ou todos os países freiam o desenvolvimento para poupar o meio ambiente ou sucumbiremos todos juntos.

Devemos sonhar com um mundo perfeito, mas com os pés no chão. Não vamos esperar que um iluminado chegue à presidência e resolva todos os nossos problemas da noite para o dia. Os avanços não acontecem na velocidade que gostaríamos e algumas vezes temos que recuar para acumular forças para avançar mais.

Para mim o presidente Lula está trilhando caminho possível, com avanços e recuos, erros e acertos, mas seguindo sempre na direção do desenvolvimento com distribuição de renda.
Por isso ele é considerado "o cara" por Barak Obama e o político "mais admirado do mundo" pela revista "Newsweek".
Como ainda não estou convencido de que a relação custo/benefício do desenvolvimento com danos ambientais é mais prejudicial ao país do que a diminuição do rítmo de desenvolvimento, eu continuo apoiando Lula e procurando divulgar as grandes obras que ele está viabilizando para garantir o nosso desenvolvimento.
É uma satisfação para mim trocar idéias com pessoas com a mente aberta para debater questões que estejam ao alcance da nossa limitada quantidade de informações e conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário