quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Brasil ganha mais uma universidade: UFFS

Foi sancionado hoje, na sala de audiências do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, o projeto de lei 152/09 que cria a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS) em Chapecó (SC), a 11a. do governo Lula, que ultrapassa assim a marca histórica de 10 universidades federais criadas pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek na década de 1950.
A UFFS vai atender a 396 municípios da Grande Fronteira Sul, região que engloba vários municípios do oeste dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e atender à antiga demanda dos moradores de uma região pela construção de uma universidade. Ainda em 2010, a UFFS vai realizar seu primeiro processo seletivo, para 2.160 alunos. Mas quando estiver em pleno funcionamento, a universidade atenderá cerca de 10 mil estudantes, com campi instalados nas cidades de Cerro Largo (RS), Erechim (RS) Laranjeira do Sul (PR) e Realeza (PR), além do campus localizado na sede da UFFS, em Chapecó (SC). Vejas as fotos aqui.
Durante a cerimônia, o ministro da educação Fernando Haddad se mostrou otimista a respeito da breve aprovação, na Câmara dos Deputados, da extinção da Desvinculação de Receitas da União (DRU) na Educação, que restitui à pasta os percentuais da arrecadação da União a serem destinados ao setor. A DRU, aprovada em 1994, permitia ao governo desvincular 20% da arrecadação de seus devidos destinos para aplicação em outras áreas, sendo a Educação uma das grandes prejudicadas.

Blog do Planalto:
Terça-feira, 15 de setembro de 2009 às 18:03

Um comentário: