sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Crescimento econômico e educação

Novo ciclo de crescimento exigirá mão-de-obra especializada.

O Brasil está prestes a entrar num novo ciclo de crescimento econômico que vai exigir muita mão-de-obra especializada, por isso o governo vem investindo pesado em educação, especialmente no ensino profissionalizante, afirmou o presidente Lula em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira às rádios 810 AM e 93 FM (sistema Verdes Mares) de Fortaleza (CE). Lula foi em seguida para Sobral, no interior cearense, para inaugurar os campi de Sobral e Limoeiro do Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet) e anunciar a construção de 20 novas escolas técnicas na região.

Perguntado se o Brasil teria como garantir emprego para toda a mão-de-obra especializada que vem sendo gerada pelas escolas técnicas criadas por seu governo (serão 214 até o final de 2010), Lula afirmou que o País vai logo precisar de profissionais capacitados, porque a economia está prestes a entrar em “outro momento histórico de crescimento econômico”. Citou como exemplos grandes obras que serão feitas no Ceará, como uma refinaria de petróleo para 300 mil barris por dia e uma siderúrgica.

Além de a gente não ter noção do que vai significar a exploração do petróleo do Pré-sal.

Lula afirmou que é sempre uma alegria inaugurar uma escola porque assim pode dar aos jovens de hoje o que ele não teve: a oportunidade de entrar numa universidade.

Foi o grande erro do Brasil no século 20 não ter investido na formação de seu povo.(…) Quem vier depois de mim vai ter um novo paradigma para fazer investimento na Educação.

Além das escolas técnicas criadas em sua gestão, o presidente lembrou das 12 novas universidades construídas durante sua gestão e outras quatro que aguardam aprovação do Congresso, entre elas a Afro-brasileira, que terá sua sede na cidade de Redenção, no Ceará, recebendo alunos brasileiros e de países africanos de língua portuguesa. Citou ainda as 104 extensões universitárias criadas para levar o ensino superior ao interior do País e a formação de 170 mil pessoas que estão no Bolsa Família (programa Próximo Passo).

Blog do Planalto
Qinta-feira, 10 de setembro de 2009 às 15:45

Nenhum comentário:

Postar um comentário