sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Portos, escolas técnicas e radiofármacos

O presidente Lula chegou hoje pela manhã a Pernambuco, onde cumpre uma agenda diversificada, com várias inaugurações ao longo do dia.

Na parte da manhã Lula inaugurou o Cais V do Porto de Suape, que recebeu investimentos de R$ 125 milhões e gerou 800 empregos na região. Logo depois, ainda no Porto de Suape, Lula participou do batimento de quilha do primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão de Frota (Promef) da Transpetro, empresa subsidiária da Petrobrás na área de logística e transporte de combustíveis.

À tarde, o presidente inaugura o Moinho Suape (o maior do Brasil), da Bunge Alimentos, localizado no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca (PE). O moinho produzirá 825 mil toneladas anuais de farinha de trigo e pré-misturas destinadas a panificadoras e indústrias. A iniciativa gera 220 empregos diretos e mais de mil empregos indiretos.

Após inaugurar campi de escolas técnicas no Ceará, Lula entrega hoje outras duas, desta vez em Ipojuca (PE), ambas ligadas ao Instituto Federal de Pernambuco, e outra no município de Floresta, vinculada ao Instituto Federal do Sertão de Pernambuco. A cerimônia de inauguração será realizada em Ipojuca e será transmitida simultaneamente para o pessoal que comparecerá à inauguração em Floresta. Juntas, as duas unidades beneficiarão mais de 1,2 mil estudantes.

Mais à noite, o presidente visita a biofábrica do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), hoje considerada a maior da América Latina em volume de produção de mudas. Depois, o presidente inaugura a Unidade de Produção e Desenvolvimento de Radiofármacos do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN), em Recife (PE), que disponibilizará para toda a região o radiofármaco flúor-dexaglicose (FDG), usado para realização de exames em tomógrafo. O investimento federal na construção da Unidade é de R$ 18 milhões.

Blog do Planalto
Sexta-feira, 11 de setembro de 2009 às 12:52

Nenhum comentário:

Postar um comentário